CURIOSIDADES


Como funciona o Gorilla Glass, vidro inquebrável para celulares e tablets

O segredo do vidro que até mesmo um gorila teria dificuldade de quebrar.


Quando o Gorilla Glass chegou ao mercado, eram poucas as pessoas que realmente acreditavam que esse tipo de vidro seria resistente como prometido. Hoje, ele é o carro chefe quando o assunto é proteger dispositivos portáteis, sendo considerado praticamente indestrutível.
Essa resistência monstruosa também é um grande mistério para qualquer um que tenha um celular ou tablet com o material. Afinal, como algo que parece um pedaço de plástico comum consegue ser tão “forte”?

Fabricando o supervidro

Para que o Gorilla Glass chegue às lojas e possa proteger nossos celulares de arranhões e quedas, ele deve antes ser temperado através de um processo de troca de íons, algo comum para qualquer vidro do gênero.
Neste processo, o Gorilla Glass é submerso em uma solução de sais de potássio a temperaturas de 400 °C. Isso faz com que os íons de sódio do vidro sejam substituídos por íons de potássio; estes, por serem maiores, deixam menos espaço entre cada átomo, criando uma camada muito mais densa e resistente quando o material esfria.
Mas se a troca de íons também é usada na fabricação das outras telas de eletrônicos, por que o Gorilla Glass consegue ser melhor do que eles? O segredo, segundo a própria Corning, está no material usado para fazer o vidro, chamado álcali-aluminosilicato. Sua composição permite que a troca de íons atinja camadas muito mais profundas, o que, de forma simples, o torna extremamente resistente.

Gorilla vs cal

Certo, agora que está explicado todo o processo de fabricação do Gorilla Glass, você deve estar se perguntando qual é a diferença que o vidro traz na resistência de impactos. Em comparação a outros materiais, ele seria praticamente tão forte quanto o titânio, perdendo apenas para o diamante.
Mesmo assim, isso não é suficiente para explicar o nível de resistência do material? Então basta assistir ao vídeo abaixo para ver uma comparação entre um vidro de cal, usado na tela de vários aparelhos eletrônicos, e o Gorilla Glass, quando ambos são submetidos à pressão.Como uma folha de papel

Outra das características mais impressionantes do Gorilla Glass é sua espessura, já que não adiantaria ter um material resistente que fizesse seu celular ficar do tamanho de um tijolo (e pesado como um).
Atualmente, a Corning é capaz de fabricar o vidro com espessuras que vão de 0,5 mm até 2 mm. Ou seja, tão fino quanto um fio de cabelo ou uma folha de papel. Com isso, também vem a vantagem de que ele é muito mais leve e maleável que os materiais comuns.

Ainda mais fino?

Por falar em espessura, estamos para ver o Gorilla Glass 2 chegar ao mercado. E se o vidro original já parece bom, é melhor você estar preparado: a segunda geração do material é 20% mais fina, o que vai deixar sua resposta a toques ainda melhor, ao mesmo tempo em que mantém a mesma resistência de antes.

Não é indestrutível, mas chega perto

É verdade que o Gorilla Glass pode ser quebrado, assim como ocorre com qualquer outro material que conhecemos. A diferença é que, no caso dele, os estragos são bem menores.


Novamente, a forma mais simples de explicar é comparando-o ao vidro de cal: enquanto seu “concorrente” tende a fazer rachaduras muito maiores e mais profundas quando quebra, a folha de álcali-aluminosilicato reforçada raramente deixa que o dano passe da superfície.
Isso também significa que, no caso de você conseguir rachar a tela do seu celular ou tablet, as chances de que ele ainda possa ser usado são muito maiores com o Gorilla Glass.

Para todas as situações

Embora seja utilizado principalmente em celulares e tablets, estes não são os únicos lugares em que o Gorilla Glass pode ser utilizado. Ele pode, na verdade, agir como um substituto para o vidro comum, sem restrições de tamanho máximo. Hoje, até televisores contam com essa tecnologia, o que pode ser muito útil no caso de uma queda acidental – ou um wiimote que foi arremessado acidentalmente contra sua tela.
Resta apenas que o vidro chegue aos video games, já que, com a chegada das telas sensíveis ao mundo dos jogos, uma proteção extra contra arranhões certamente seria muito bem-vinda.
.....
Não há duvidas de que o Gorilla Glass é o futuro quando falamos de proteger eletrônicos: em seu curto tempo de existência, ele já passou a dominar boa parte do mercado, com mais de 600 milhões de aparelhos pelo mundo.
O único obstáculo que o vidro ainda encontra está no preço, pois ele encarece um dispositivo consideravelmente; mas, como dizem, “o barato sai caro”. Então, pode ser uma boa ideia gastar um pouco mais, para garantir que seu celular ou tablet vai conseguir sobreviver a qualquer acidente.



Historia do sistemaAndroid
sistema android?de onde lançou?
Portal Tecnologias de informação
Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux6 para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.7
Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias.8 utilizado por vários fabricantes de celulares como: HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e recentemente a Positivo Informática.

História

O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuíam plataforma para isso. Então em agosto de 2005 adquiriu a Android Inc, uma pequena empresa em Palo Alto (California - USA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.9 10
Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que a Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pela Google. (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp). Então após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007, Google anunciou Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.11
Em 21 de outubro de 2008, Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).
Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado o primeiro aparelho móvel comercialmente com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.12
Em 2 de novembro de 2009, foi lançado Motorola Droid ou Milestone. Sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android com ótimas críticas sendo um dos celulares mais vendidos.
Em 5 de Janeiro de 2010, Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One. Sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a Google vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras).
Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP13 .
O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.

Características

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas.14 15
Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.
Armazenamento
É utilizado SQLite para armazenamento de dados.
Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
Navegador
O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.
Máquina virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.
Multimídia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.
Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.
Ambiente de desenvolvimento (SDK)
Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).

Super Usuário Ativo no Android

Ativar o root (superusuário) é simples, no entanto esse processo pode ocasionar problemas com a garantia, devido o usuário ter acesso a configurações que podem danificar o aparelho.
Um dos principais objetivos se ativar o superusuário é, usar aplicativos que requerem acesso mais avançados que o normal disponibilizado pela fábrica, como por exemplo, aplicativos que fazem overclock/underclock, sistema antifurto, distribuidores de conexão móvel ( hotspot ) via wi-fi. O processo é reversível e se chama unroot.

ROMs Customizadas
As ROMs customizadas são muito procuradas, pois modificam todo o sistema em busca de melhora no desempenho e no uso da memória. Devido modificação na ROM original do aparelho é necessário ter acesso root.
As mais famosas são: CyanogenMod, AOKP, Miui.
Pode-se encontrar milhares de outras ROMs alternativas para aparelhos Android, já que o código fonte do Android é livre e qualquer um pode modificar. As custom ROMs, são uma alternativa que trazem muitas melhorias para o aparelho, pois você pode modificar praticamente tudo e melhorar o desempenho do aparelho.

Licenciamento

O Android está disponível como código aberto desde 21 Outubro de 2008. A Google publicou todo o código sob a licença Apache. No entanto ele depende de uma autorização da própria Google para poder acessar a biblioteca de aplicativos, Play Store.
O licenciamento para se conseguir um certificado valido para a Play Store o celular deve passar por testes para verificar se ele é compatível, em hardware, com os aplicativos disponibilizados pela loja.

Um comentário:

POR KAIQUE FERNANDES, HECTOR TOSATTI

Minha foto
Mogi das cruzes , São Paulo, Brazil
Tudo sobre o sistema android, com Emuladores, Dicas, Tutoriais, root e etc Aceitamos Sugestões